O que é um Projeto de Instalações Elétricas ?

Projeto de Instalações Elétricas

Como padrão, entre as diversas plantas feitas por um engenheiro civil contratado está a planta elétrica. Ela direciona o profissional para compreender quanto de material será consumido, quantas lâmpadas e tomadas serão instaladas bem como os diversos disjuntores que serão usados no quadro central. Em termos simples, o projeto elétrico consiste na descrição de detalhes da instalação elétrica. Ele aponta a localização de cada ponto de energia, o trajeto de cada condutor, qual a carga de cada circuito e a carga total, entre outras especificações. Um projeto elétrico gera economia, pois será adquirida a quantidade certa de peças evitando sobras e desperdícios; segurança do patrimônio e dos usuários, previsão de consumo entre outros benefícios.
 
Por que realizar um projeto elétrico residencial? Infelizmente, muitos usuários não entendem a importância deste para sua casa ou apartamento. Assim como problemas hidráulicos podem gerar grandes desgastes, como vasos entupidos ou mau cheiro, a falta de um bom projeto elétrico residencial também pode gerar futuros contratempos.
Por exemplo, quando você decidir instalar um novo equipamento, como um sistema de alarme e não souber por onde passa a fiação ou se há capacidade para mais um aparelho, será o projeto elétrico residencial que detalhará a bitola do fio, por onde está passando a fiação, qual disjuntor pode ser desligado sem comprometer toda a eletricidade da casa entre outros.
Ou pode ser que você descubra em um momento de muito calor, que o ar condicionado que você comprou não pode ser instalado porque o sistema existente não suporta o consumo do aparelho. Isso e outros aborrecimentos não existem quando há um bom projeto elétrico residencial. 
Com a instalação de diversas tomadas você evita sobrecarga, com vários equipamentos ligados no mesmo ponto, e isso é muito sério, pois o aquecimento de um ponto de energia pode provocar incêndios. Você pode acompanhar a elaboração do projeto elétrico residencial detalhando para o engenheiro onde deseja que sejam instalados os interruptores e as diversas tomadas, tornando seu dia-a-dia muito mais prático. 
Para elaboração de um projeto elétrico predial, o profissional fará diversos levantamentos, como dispositivos de proteção, carga, aterramento, linhas elétricas, divisão da instalação em circuitos, dimensionamento da proteção, de eletrodutos e condutores elétricos, sendo possível listar os materiais que serão utilizados e suas quantidades.