O WOOD FRAME é um sistema construtivo que utiliza placas e perfis de madeira para construir casas e edifícios. Esse sistema foi criado nos Estados Unidos, no século XIX, e ele é bastante popular neste país até hoje, graças aos benefícios que oferece.
Além dos EUA, o wood frame também pode ser muito visto no Canadá e em certos países da Europa, como Alemanha e Suécia. A técnica ainda não é muito difundida no Brasil, porém tudo indica que isso vai mudar no futuro.
Continue lendo nosso post para saber mais sobre wood frame, quais são suas vantagens, desvantagens e descobrir se ele é ideal para seu projeto!
O wood frame é um método que faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) e é composto por vários elementos que garantem a qualidade da obra. Estes costumam ser de madeira de reflorestamento, geralmente de pinus ou eucalipto. Abaixo, listamos os principais componentes do wood frame para você entender melhor como ele funciona:
Os componentes estruturais da técnica são os que sustentam as construções. Nesse grupo, existem 3 elementos:
Como já diz o nome, os elementos desse grupo são utilizados para vedar a construção. Existem basicamente 2 componentes:
Neste grupo estão os componentes utilizados para finalizar a obra. Os 4 elementos de acabamento são:
O sistema de wood frame pode ser usado em diversas construções, como de casas, prédios residenciais e comerciais. Ele só não deve ser utilizado em obras que contêm mais de 5 pavimentos.
O wood frame surgiu nos EUA, no século XIX, em uma época que o número de habitantes da costa oeste cresceu muito e era necessário encontrar uma forma rápida de construir casas para todos. A madeira foi o material escolhido, inclusive, porque estava presente na região em grande quantidade.
Até hoje essa técnica é bastante utilizada no país, pois ela oferece várias vantagens, além da agilidade na construção e do fácil acesso à matéria-prima. Aqui no Brasil, esse sistema começou a ser usado em 2009, mas ele ainda não se tornou popular.
Uma das razões para a resistência da construção civil brasileira ao wood frame é a tradição que o país possui em obras de alvenaria. Outro motivo que pode explicar essa resistência é a falta de uma norma específica para o método.
Mas, quem quer usar o wood frame em uma obra no Brasil pode utilizar a norma NBR 7190/1977 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como referência e, é claro, ocontratar profissionais especializados nesse tipo de serviço.
Essa técnica provavelmente vai se tornar uma tendência no Brasil em um futuro não tão distante, porque ela é uma forma sustentável de construção. Além de usar madeiras de reflorestamento, ela gera menos resíduos que uma obra de alvenaria.
E os consumidores se preocupam cada vez mais com a preservação do meio ambiente. Sendo assim, eles vão procurar meios mais sustentáveis de fazer seus projetos e o wood frame se destacará entre as opções.
Como foi dito, uma construção de wood frame é mais sustentável que outras tradicionais, como as de alvenaria. A sustentabilidade dela é maior, porque a técnica usa uma matéria-prima renovável e gera poucos resíduos comparado com as demais construções.
Em uma obra de wood frame, por exemplo, não há resíduos de argamassa, areia e ainda não é necessário queimar tijolos.
Uma obra de wood frame é feita com várias peças pré-fabricadas. Por isso, a construção toda acaba sendo mais ágil que uma edificação comum. Como os perfis de madeira são leves, a instalação também é rápida
A madeira é um material que oferece isolamento acústico e térmico excelentes, o que faz com que a construção fique bem confortável depois de pronta. E ela consegue oferecer esse conforto tanto para as regiões frias quanto quentes do Brasil.
As construções feitas de wood frame geralmente duram, no mínimo, 50 anos. Para isso, as peças passam por tratamentos que as deixam mais resistentes contra fungos, cupins e demais animais que podem infestar os perfis.
O valor de uma construção de wood frame costuma ser menor que uma de alvenaria. Então, o sistema faz com que o projeto seja mais acessível. E, como a técnica tem alta durabilidade, o custo-benefício é grande.
É preciso ter uma mão de obra especializada para manusear as ferramentas e peças de wood frame. Essa é uma desvantagem, porque no Brasil ainda não há tantos profissionais especializados na área. Então, a busca por esses colaboradores pode atrasar o projeto e até paralisá-lo.
Como o sistema só pode ser utilizado em construções de até 5 pavimentos, não é possível fazer grandes prédios com ele.
Apesar de a maior parte do imóvel de wood frame ser de madeira, pode ser necessário usar concreto para fazer sapatas, contrapiso e itens da laje.
Caso haja problemas na estrutura do imóvel, é fundamental que a manutenção seja feita rapidamente. Isso é importante em qualquer edifício, mas em uma construção de wood frame, a demora pode prejudicar consideravelmente as peças e causar o aparecimento de bichos, como brocas e fungos.
O wood frame é um sistema construtivo que ainda tem muito espaço para crescer no Brasil e essa expansão deve ocorrer em um futuro próximo, já que a técnica é sustentável, acessível e ágil.
Então, é uma boa ideia considerá-la para seu próximo projeto. E, caso queira conhecer mais métodos construtivos, veja também o que é drywall!